sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lados

(Raquel Pereira)

Tudo na vida tem muitos jeitos de ser, não existe só um lado há muitos lados, se decidirmos enxergar apenas um, ignoraremos a possibilidade de optar pelo correto, "delimitando os limites do nosso poço".
Um lado apresenta apenas uma visão, um único discurso, uma única realidade, um único pensamento. Não há nada de novo, nada a colocar em xeque, é como se só existisse um jogador disputando uma partida de xadrez, não há desafio, não há porque encontrar outras estratégias de combate. Afinal porque sair de tão grande conforto?
Esse delimitar leva as pessoas a intolerância, a não aceitar nada que possa levá-la a conviver com o diferente, uma vez que saindo da zona de conforto encontro um confroto de ideias, que me leva a outras possibilidades, por isso as pessoas temem tanto um falar diferente, temem tanto as coisas novas, a ponto de combatê-las de forma brutal, assim como os filósofos que calaram a boca daquele pintassilgo : "Boca que conta mentira não merece falar". Com isso temos a falsa ideia de que tudo que não faz parte de nossas certezas absolutas é mentira.
Agora um olhar amplo permite uma visão melhor de qualquer situação, isso leva a um confroto de possibilidades, permitindo um melhor posicionamento perante as situações, evitando injustiças. Leva a um convivio sadio entre as pessoas, ao respeito ao outro acima de tudo, ao olhar ético que faz com que eu me coloque no lugar do outro e paute minhas atitudes nesse olhar.
Não me leva a um não posicionamento e sim ao direito do outro se expressar livremente: "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-la".

₁ “ delimitando os limites do nosso poço" : Refere-se a uma sociedade de rãs que vivia em um poço e ali era o seu mundinho, retirado da obra de Rubem Alves, Conversas com quem gosta de ensinar.

₂ “Boca que conta mentira não merece falar": Após contar sobre as belezas que haviam além do poço, em um dado momento os filósofos decidem matar o pássaro pois suas ideias eram uma ameaça.Retirado da obra de Rubem Alves, Conversas com quem gosta de ensinar.

"Frase de Voltaire."



Nenhum comentário: