quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Os três porquinhos

-->
Essa versão surgiu graças a um bilhete coletivo construído com minha sala de primeiro ano. Foi uma brincadeira que fiz com os meus alunos mostrando como a nossa escrita pode modificar a vida das pessoas, no caso dos porquinhos!


                              (Raquel Pereira)

  Era uma vez três porquinhos que moravam com a mãe, como eles estavam crescendo ela pediu que cada um construísse sua própria casa. Dois dos porquinhos gostavam muito de brincar e construíram suas casas sem muito trabalho, com materiais bem fraquinhos, isso para ter mais tempo para continuar a brincadeira, o outro que era mais esforçado construiu sua casa com material bem seguro para que durasse por muito tempo. 

  A mãe deles ficou muito doente e morreu, eles perderam a casinha onde moravam e seguiram estrada afora até o bosque, cada qual para sua moradia.
  A primeira era de palha, a segunda de madeira e por fim a terceira de tijolo.
  E assim continuaram suas vidinhas felizes e despreocupados, sem saber que um terrível perigo rondava aquele lindo bosque.
  Um lobo mau espreitava de dia e de noite a moradia dos porquinhos esperando uma oportunidade para devorá-los.
  Um dia os 3 irmãos receberam um bilhete que dizia assim:

                                                         27/09/2012
     Porquinhos,

     Tomem cuidado com o lobo mau que ele quer matar vocês.

                                                                                         Beijos
                                                                                       1º Ano B


  Eles então graças ao aviso do 1º Ano B organizaram-se para se proteger do lobo. O primeiro passo foi verificar se as suas casas eram resistentes.
  A primeira a ser testada foi a de palha que por ser fraquinha logo foi ao chão, o porquinho morador pegou sua malinha e foi para casa de madeira junto com seus irmãos.
  A de madeira por sua vez parecia ser um pouco mais resistente, mas será que conseguiria resistir ao grande fôlego do lobo mau? Os porquinhos provocaram fortes ventos para testar a casinha e para surpresa deles ela também foi ao chão.
  O porquinho acolheu os irmãos em sua casa de tijolo, eles estavam desanimados, será que essa casa também não conseguiria protegê-los? fizeram testes e mais testes, ventos e mais ventos e ela não caiu.
  Finalmente os irmãos encontraram um lugar para ficar, mas como sabiam que o lobo era muito esperto, seguiram para o segundo passo do plano, reforçar a segurança da casa. Colocaram trancas nas janelas e portas, fecharam a chaminé pois sabiam da fama de escalador do malvado.
  Quando o lobo chegou ao bosque viu que tinha algo estranho no ar, tudo estava muito silencioso, mas continuou seguindo em direção a primeira casinha, quando chegou se assustou pois percebeu que ela estava toda destruída, ele pensou assim: - Será que algum vento soprou por aqui?
  Resolveu continuar andando... quando se aproximou da casa de madeira para seu espanto estava no chão, o lobo pensativo coçou a cabeça e falou - com certeza um lobo concorrente passou por aqui e comeu o meu jantar!
  Ele estava tão faminto que foi seguindo, andou...andou...só para ver se achava pelo menos um porquinho para servir de petisco, até que chegou a casinha de tijolo.
  Andou de um lado, andou de outro, tentou a chaminé, a janela, a porta, mas a casa estava com tantas trancas que foi impossível abri-la, o lobo cansado e com a barriga roncando foi embora sem nenhum lanchinho.
  Os porquinhos por sua vez resolveram escrever um bilhete agradecendo aos novos amigos por tê-los salvado: e o bilhete ficou assim:

                                                       17/10/2012
   1º Ano B,

  Obrigado por nos avisar das más intenções do lobo, graças a vocês nossa história mudou.

                                                                                                                                                                                             
                                                                                                     Beijos
                                                                                                   Porquinhos

  E assim graças ao bilhete do primeiro ano B, os porquinhos puderam se preparar para chegada do lobo. Enfim a tranquilidade tomou conta da floresta e eles viveram felizes para sempre.

Nenhum comentário: